machadodeassis.net
voltar
Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: revista eletrônica
número 1 • junho de 2008

Editorial

Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos surge por iniciativa dos membros do Grupo de Pesquisa/CNPq "Relações intertextuais na obra de Machado de Assis".
Neste primeiro número, optamos por publicar um texto de cada um dos componentes do Grupo, até mesmo para dar conta uns aos outros e à comunidade acadêmica em geral, de a quantas andam as nossas pesquisas, do que estamos pensando e produzindo no terreno dos estudos machadianos. Do segundo número em diante, os membros do Grupo se constituirão como o conselho editorial desta publicação.
Para quebrar o caráter endógeno deste número, convidamos um pesquisador de fora, o professor Luis Filipe Ribeiro, da Universidade Federal Fluminense para colaborar com um artigo.
Em todos os números, pretendemos incluir um artigo da tradição crítica de Machado de Assis e, para este de estréia, achamos que uma boa escolha era Augusto Meyer, cujos textos são até hoje referência indispensável.
Conscientes da importância de dar vez e voz aos novos, deliberamos que cada número desta revista eletrônica incluirá a contribuição de um jovem pesquisador. Neste, por fidelidade ao caráter endógeno referido acima, tem voz e vez o estudante Marcelo da Rocha Lima Diego, aluno do último ano de graduação em Letras da UFRJ, bolsista de Iniciação Científica na Fundação Casa de Rui Barbosa.
Acreditamos que já era tempo de haver em circulação uma publicação exclusivamente dedicada à obra de nosso escritor maior. A opção pelo formato eletrônico se explica por razões de ordem econômico-financeira (ainda não contamos com qualquer apoio dessa natureza) e também por razões de acessibilidade, nesta nossa contemporaneidade cibernética.
Machado de Assis em linha será semestral, saindo um número em junho e o outro em dezembro de cada ano, abrigado no website www.machadodeassis.net, onde os interessados poderão encontrar também um banco de dados, com ferramenta de busca, das citações e alusões identificadas na ficção de Machado de Assis. Para seu lançamento, o ano não podia ser outro senão 2008, Ano Nacional Machado de Assis.
Entre 1o de agosto e 20 de setembro deste ano, pessoas interessadas em publicar no próximo número da revista, por favor façam-no através de "Contato", no site www.machadodeassis.net
Marta de Senna e Hélio de Seixas Guimarães
Rio de Janeiro / São Paulo, junho de 2008

topo
Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: Revista eletrônica / Artigos por autor

www.machadodeassis.net
Base de dados de citações e alusões nos romances e contos de Machado de Assis
Artigos sobre a obra de Machado de Assis
Romances de Machado de Assis com hiperlinks para as referências

© 2007-2009
CNPqFundacao Casa de Rui Barbosa